sábado, 24 de março de 2012

É certo usar a marcha ré somente com a embreagem?

Na marcha ré você terá normalmente 3 casos. Ré em aclive, ré em plano e ré em declive. Sobre a ré em aclive, você terá que fazer o controle de embreagem primeiro para depois fazer uma ré. Nesse caso você terá que usar o acelerador pois o carro não terá força suficiente para executar a manobra. Tem que ser uma aceleração constante, não muito forte, somente o suficiente para dar uma rotação ao motor. Na ré em declive é comum você usar somente o freio. As marchas podem ficar no ponto neutro, fazendo com que o uso da embreagem seja descartado. Você pode também manter a marcha engatada na ré e permanecer com o pé no fundo da embreagem, utilizando somente o freio deixando o carro descer conforme solicitado pelo examinador. Já a ré no plano, você fará o ponto da embreagem e soltará o freio gradativamente. Neste caso não é preciso acelerar pois a própria marcha lenta do motor será suficiente para movimentar o carro. Vale lembrar que a marcha ré é usada apenas para pequenas manobras e sobre forçar o motor ou não você deve entender qual das três situações terá que agir. Acho interessante você conversar com o seu instrutor sobre isso pois ele sabe como os examinadores cobram esta manobra em sua região. Infelizmente existe um problema em relação com os critérios de avaliação dos examinadores pois cada um avalia de um jeito e quando comparamos isso com diferentes regiões o problema aumenta e muito. Siga estas dicas pois creio que irão lhe ajudar na manobra de marcha ré.(Instrutor Fabiano)
Beijinhos! Silene Silva

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