terça-feira, 20 de março de 2012

Dicas importantes que todo motorista precisa conhecer:

1) CHEIRO DE GASOLINA E BENZINA: COMO TIRAR - Se você ficou com cheiro de gasolina ou benzina nas mãos após um breve contato, não se preocupe. A dica para remover o odor destas substâncias é esfregar as mãos com sal grosso ou sal de cozinha umedecidos em água. Em seguida, os bons e velhos água e sabão.



2) CERA TAMBÉM TEM JEITO - Após passar cera para impermeabilizar a pintura de seu carro, o tradicional cheiro pode ser tirado passando-se óleo para móveis - um dos mais conhecidos é o de peroba. É tiro e queda.

3) OS ESTOFADOS DO CARRO: LIMPEZA E CONSERVAÇÃO - Seu lindo estofado de couro do carro manchou? Se a causa for gordura ou tinta, por exemplo, e a mancha é resistente, o jeito é levar para quem entende fazer o tingimento para que não sejam notadas eventuais diferenças. As manchas provocadas por arranhões podem ser suavizadas com o uso de uma cera na própria tonalidade do couro. No banco do carro, deve-se passar com muito cuidado, em pouca quantidade e deixar secar para não manchar a roupa de quem senta.



4) MANCHAS DE TINTA ESFEROGRÁFICA TÊM SOLUÇÃO - Quem tem crianças, principalmente em idade escolar, sabe o tormento que é ter os bancos atingidos por tinta esferográfica. As "poções mágicas" para resolver o problema são álcool e removedor de cutículas. É só passar com toda a delicadeza sobre a mancha.



5) MANCHAS DE GARAGEM: DICAS PARA REMOVÊ-LAS - Manchas "de garagem": se o seu carro tiver alguma mancha provocada pela água de cimento que escorre em garagens, vai aí um macete: pegue um limão cortado e aplique o sumo na área afetada, esfregando o limão sobre a mancha até que esta desapareça. Depois, use polidor e cera para dar acabamento. Lembre-se: Sob o sol, o sumo do limão pode manchar a pintura do carro e provocar sérias queimaduras na pele. Portanto, cuidado!!! Faça isso sempre à sombra.




6) LANTERNAS TRASEIRAS DE NEBLINA PODEM ATRAPALHAR - Lanternas traseiras de neblina acesas, sem haver neblina atrapalham, provocando ofuscamento em quem vem atrás e ainda podem ser confundidas com luzes de freio. Fique atento para não deixar isso acontecer.



7) A ÚLTIMA BOMBADA É DESNECESSÁRIA - Aquela ?última acelerada" antes de desligar o motor não traz benefício algum nos dias de hoje. Na verdade, esse hábito era comum nos carros antigos com motor de dois tempos onde o óleo era misturado à gasolina para lubrificação do motor, esse procedimento existia para deixar as paredes dos cilindros com gasolina e óleo, para que na próxima partida o motor não girasse a " seco". Porém, com a chegada dos motores atuais de quatro tempos, tanto carburados como injetados, esse procedimento causa o efeito contrário. Ocorre que o combustível que é enviado para a câmara de combustão não vai ser queimado, já que a ignição vai ser desligada e o combustível não queimado vai "lavar" a parede do cilindro (retirando o óleo), fazendo com que na próxima partida o motor comece a funcionar sem lubrificação adequada, além de aumentar o consumo de combustível.



8) VOCÊ ESQUENTA O SEU CARRO A ÁLCOOL? - Saiba que nos motores atuais, mesmo nos carros modernos movidos a álcool, não há mais necessidade de "esquentá-lo" previamente. Basta você sair com o veículo de maneira "tranqüila", sem forçar o motor, até que a temperatura esteja normal para que o câmbio e demais peças de transmissão e componentes de lubrificação, freios, etc., atinjam a temperatura ideal de funcionamento em conjunto com o motor.



9) PARADO, PROCURE NÃO DEIXAR A MÃO SOBRE A ALAVANCA DE CÂMBIO - Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio provoca desgaste acentuado no sistema, deixando a alavanca folgada e imprecisa provocando aquelas "escapadas de marcha". Utilize a alavanca apenas para trocar marchas.



10) O MOTOR DO CARRO "MORREU" DE REPENTE? - A primeira verificação a ser feita é no nível de combustível no tanque. Se realmente o ponteiro estiver lá em baixo, não fique tentando dar partida no carro sem gasolina repetidas vezes, porque se a bomba elétrica funcionar "seca" por muito tempo pode pifar.



11) VOCÊ COSTUMA "ARRANCAR" ASSIM QUE O SEMÁFORO ABRE? - Arrancadas bruscas não gastam apenas gasolina. Nestas arrancadas, coxins e câmbio são forçados e dependendo da arrancada podem até quebrar. Lembrando-se ainda, que as engrenagens e juntas homocinéticas sofrem bastante com esse procedimento. Guie de forma suave, é mais econômico e seguro.



12) DIRIJA DE FORMA ATENTA E EVITE TER DE FREAR BRUSCAMENTE - Evite frear de forma brusca. Além de gastar combustível, componentes do freio se aquecem demais causando mais desgaste das pastilhas, lonas, discos e tambores. Além é claro, dos pneus. Guie sempre com atenção.



13) CUIDADO COM OS LAVA-RÁPIDOS! - Fique atento quando lavar seu carro em postos ou lava-rápidos que utilizem desengraxantes na limpeza das rodas. Acontece que esses produtos contém formulas extra-fortes (muitas vezes, as mesmas utilizadas na limpeza de baús de alumínio de caminhões) e acabam removendo não só a sujeira como também o verniz e a pintura das rodas, causando grandes danos. O ideal é limpá-las com sabão neutro e água, ou no máximo, utilizar um detergente doméstico.



14) SABE O BARULHO IRRITANTE DA BORRACHA RANGENDO CONTRA O VIDRO? - Não se desespere. Muitas vezes este pequeno incômodo pode ser resolvido facilmente. Primeiramente, limpe o vidro e as borrachas da palheta com detergente neutro, pois podem estar engordurados. Se não resolver, dobre o limpador para o lado contrário ao que está rangendo para que a borracha da palheta "deite" por igual em ambos os lados, e tenha um contato uniforme com o vidro.



15) QUANDO ESTIVER PARADO NO FAROL, NÃO DEIXE O CARRO ENGATADO - Quando o semáforo está fechado, muita gente acaba mantendo o carro engatado e, conseqüentemente, o pedal de embreagem acionado. Este hábito provoca desgaste acentuado no sistema, deixando desgastado prematuramente o conjunto de embreagem. Portanto, desengate o carro, puxe o freio de mão e aproveite para relaxar um pouco!



DICAS - Economia de combustível



Na partida, não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros.



No transito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos. Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).



Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 o consumo aumenta 25%.



Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.



Gasolina, utilizar sempre gasolina sem chumbo.



Evitar  Cargas e colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível. Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário).



Mecânica, é fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.



Se o motor tiver velas que já não funcionam bem, desregulagem no sistema de injeção de combustível ou mau funcionamento na exaustão de gases, você estará jogando fora 15% ou mais de seu combustível.



Se os pneus estiverem abaixo de sua calibragem recomendada pelo fabricante, eles trarão mais resistência para rodar e você estará perdendo (alem dos pneus) 5% do combustível.



Se as rodas estiverem fora de alinhamento, você estará perdendo (alem dos pneus) pelo menos 2% do combustível. Obs . : Arrancadas fortes e grandes freadas: fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.




IMPORTANTE:


Pneus Para conseguir uma boa performance dos pneus é necessário observar frequentemente (pelo menos uma vez ao mês) e sistematicamente antes de longas viagens sem esquecer o pneu reserva, se a calibragem esta correta. Estas verificações devem ser feitas com os pneus frios porque a pressão aumenta com a rodagem. Fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000Km. Desgastado nas bordas - pode ser causado por falta de pressão. A calibragem esta abaixo da pressão recomendada pelo fabricante ou desalinhamento. Solução: Calibragem correta. Desgastado no centro - geralmente indica que o pneu esta super cheio. A calibragem esta acima da recomendada pelo fabricante. As vezes as pessoas desconfiam que um pneu esta vazando um pouquinho e para compensar aumentam a calibragem, o que é muito ruim. Solução: Calibragem correta Vibrações (chime) que são sentidas no volante acima de uma determinada velocidade. Isto é muito perigoso e acontece por falta de balanceamento ou outro problema que leva a roda a trabalhar de maneira desigual. Além de acabar deformando definitivamente os pneus, leva a perda de controle do veiculo e outros prejuízos na suspensão. Solução: balanceamento e exame dos componentes da roda. Prevenção, uma vez que um desgaste se faz maior em qualquer ponto do pneu, ele ficara para sempre caso o desbalanceamento não for na roda. Um pneu novo não adiantará, pois o defeito não foi consertado, ele também se estragará. Observe cuidadosamente seus pneus a parte de fora e do interior da roda, para verificar algum desgaste circular maior na banda de rodagem de um lado ou do outro. Solução: Vá a um mecânico ver se a cambagem esta correta (o angulo de inclinação das rodas). Se for fazer a rotação dos pneus e quiser incluir o estepe (se o estepe for um pneu igual aos outros quatro). O estepe deverá ser colocado na posição : Roda Traseira Direita.



ATENÇÃO:



Bateria - Se você vai deixar seu carro parado por mais de um mês é aconselhável desligar os dois cabos da bateria.
Não desligar os terminais com o motor funcionando.
Não recarregar a bateria sem desligar os terminais.
Carregar a bateria com um carregador:
Respeite as instruções do fabricante de carregador de baterias.
Desligar a bateria começando pelo terminal (-).
Ao voltar a ligar começar pelo terminal (+).
Verificar que os terminais da bateria e as respectivas braçadeiras estão limpos. Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada, é importante limpa-los.
A alimentação elétrica permanente é necessária para abastecer os sistemas eletrônicos. Depois de ter desligado e re-ligado a bateria, ligue a chave e espere 15/20 segundos antes de virar o motor de arranque.
Fazer uma "chupeta", colocar o motor para funcionar partindo de uma bateria auxiliar : - ligar o cabo vermelho aos terminais (+) das duas baterias. - ligar uma das extremidades do outro cabo (preto) ao terminal (-) da bateria auxiliar. - ligar a outra extremidade do cabo a um ponto da massa do veiculo avariado o mais longe possível da bateria. - ligar a outra extremidade do cabo a um ponto da massa do veiculo avariado o mais longe possível da bateria. - acionar o motor e deixar trabalhar , espere voltar a marcha lenta e desligue os cabos.
*  Fonte: Peugeot


Lavagem - Importante - Eliminar o mais rapidamente possível excrementos de aves, insetos, manchas de piche, e de gordura pois tudo isto contem substancias que provocam grandes danos à pintura. O que não se deve fazer - limpar a carroceria a seco. - usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico. - raspar as manchas de piche,insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura. - lavar a carroceria quente ou ao sol . - limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.- deixar acumular sujeira na carroceria. - andar frequentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos para-lamas. - as peças em plástico não deverão ser polidas. - usar produtos que contenham silicones.




Corrosão - É muito comum que o lavador de carros principalmente durante a noite não trabalhe da maneira correta, inclusive para poder fazer mais em menos tempo. Se você manda lavar seu carro todas as noites, precisa se certificar de alguns detalhes para não vir a ter um enorme prejuízo no final de alguns meses: A lavagem é feita com mangueira ou balde ? Prefira que seja feita com balde pois as mangueiras forçam a entrada de água nas menores reentrâncias da carroceria. Com ou sem sabão/detergente (que sabão) ? Não deixe usar sabão mais de uma vez por semana, obrigue o uso de agua limpa e pano macio. Depois de lavado, o veiculo é seco com pano ou deixado para secar sozinho? Se não for seco todas as noites, você terá um veiculo todo enferrujado em alguns meses. Para ter a certeza é necessário prestar atenção em outros carros que também são lavados pelo mesmo lavador, repare se foram secos ou se contem gotas de água por toda a carroceria. Apareça na garagem durante o serviço dele. Lavar um carro todos os dias e não secar é o mesmo que deixa-lo na chuva intermitente por meses.


Limpeza Interna - - Tecido (bancos e assentos), utilizar água com sabão liquido. Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita. - Plásticos (painel de bordo, guarnições das portas e tecidos do teto) utilizar agua adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnaturado (depois de ter feito um teste numa área não visível). - Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes. - Deve-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais. - Manchas no estofamento, veja na pagina Manchas.



Enceramento - O uso regular de cera, adicionada á agua de lavagem ou aplicada em separado, é recomendado. Protege as partes superiores da pintura contra agressões externas como maresia, chuva, raios solares, etc. O veiculo deve estar na sombra, frio, limpo e seco. Aplicar a cera suavemente e em movimentos circulares usando um pano macio e limpo, levemente umedecido. Deixar secar por alguns minutos e dar brilho com uma flanela ou outro pano seco e macio. Mudando sempre a face do pano para ter sempre um pedaço limpo em contato com a pintura. Respeitar as normas estabelecidas pelo fabricante da cera.



POLIMENTO - O polimento da pintura só deve ser feito quando esta já estiver embaçada e o uso de um produto de enceramento deixou de ser suficiente para dar o brilho desejado. No caso de aplicação usar apenas produtos levemente abrasivos.Polimento


SAIBA MAIS...



* Antes de sair verifique as condições do carro. Uma boa revisão garante maior segurança para o motorista e ocupantes do veículo. Observe os documentos, extintor ( se não está vencido), triangulo, buzina, freios, faróis, pisca-pisca, luzes de placa e posição, combustível, nível do óleo, água do radiador e bateria e ajuste os cintos de segurança. Você pode se livrar de pesadas multas, perder pontos, transtornos e riscos de acidentes.
* Quem dirige não pode fumar ou usar o celular porque é proibido dirigir com uma só mão.
* Não ultrapasse a velocidade máxima permitida e sempre circule pela direita da via, deixando a faixa esquerda para ultrapassagem.
* Em situações de chuva, neblina e cerração, redobre sua atenção!
* Verifique sempre, antes de sair, se os passageiros estão usando o cinto de segurança.
* O uso de cinto de segurança é obrigatório não só nas estradas, mas, também dentro da cidade e para todos os ocupantes do veículo.
* Não viaje a noite com os vidros de seu veículo totalmente fechados.
* Nunca dirija cansado, com sono e muito menos depois de beber.
* Respeite o ciclista e o motociclista. Lembre-se que o veículo menor sempre tem a preferência.
* Tenha cuidado com as armadilhas de assaltantes. Se observar algo estranho nas rodovias como pessoas mal intencionadas, avise ao primeiro posto policial que avistar.
* O carro bateu? Capotou? O seguro declarou que a perda foi total? O carro não pode ser mais consertado e não poderá ter o chassi reaproveitado.
* Não deixe viajar em seu veículo mais pessoas que o que consta no documento.
* Mantenha distância segura do veículo que vai a sua frente, evitando freadas bruscas. Pare gradativamente.
* Seja rígido com seus ocupantes. Não deixe jogar pelas janelas latas de bebidas, garrafas, papeis e lixo.
* Somente a via original da Carteira Nacional de Habilitação e da permissão para dirigir é que terão validade para a condução do veículo. Quem tem o hábito de carregar cópias autenticadas deve abandonar este costume.
* Não dirija embriagado. Além de causar acidentes, você obterá uma infração gravíssima, estando sujeito a multas e pena de detenção de seis meses a três anos.
* Fique atento a conservação de seu carro. Dirigir veículo em mau estado de conservação dá multa e perde pontos.
* Nunca dirija com o braço de fora.
* Em situações de congestionamento e de trânsito lento, seja paciente!
* Fazer transporte remunerado de pessoas ou realizar carretos, quando não estiver licenciado para este fim, é proibido.
* Qualquer alteração nas características do carro só poderá ser feita com autorização do Detran.
* Começou chover? Ligue o limpador de para-brisa. É obrigatório. Não atender a esta obrigatoriedade pode dar problemas.
* Não dirija com calçado que não se firme nos pés. Ex: sandália.
* Na faixa, de sempre preferência ao pedestre. Tenha cuidado especial com crianças, pessoas idosas e portadores de necessidades especiais, pois muitas vezes eles não estão em condições de avaliar e superar os perigos no trânsito.
* Observe, pelo seu documento, se o exame de saúde não está vencido.
* As velocidades aumentaram, mas é preciso prestar muita atenção. Se tiver uma placa, fica valendo a velocidade que a mesma indicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário